quarta-feira, 25 de abril de 2012

São Bartolomeu | MG


Já fazem 6 anos que 'descobri' esse paraíso, me encantei e nunca mais parei de visita-lo. Quem é mais próximo de mim sabe o quanto gosto desse pedacinho de terra. Nesse final de semana pude levar mais alguns amigos para conhecer e desfrutar desse vilarejo de pessoas humildes e receptivas.
Para chegar, pega alguns quilômetros de uma linda estrada de terra cercada em sua maioria por mata nativa intocada.
Estava acontecendo a tradicional Festa da Goiaba, doce típico da região. O tacho de cobre é um utensílio quase que obrigatório na casa dos moradores.
O Rio das Velhas nasce bem próximo a São Bartolomeu e lá se nada nele quando ainda é um ribeirão de águas cristalina.
Em 2003 foi criada uma Unidade de Conservação pelo Instituto Estadual de Floresta chamada ' Floresta Estadual do Uaimii '. A FLOE Uaimii, como é abreviada pelo IEF, tem uma extensão de 4.398 hectares e é responsável pela proteção e conservação de centenas de nascentes que abastecem pequenos afluentes que se jogam pelas vertentes formando belas cachoeiras. Se encontram em córregos e chegam a rios importantes como o Velhas.
Segundo dados recentes, a população gira em torno de 530 habitantes. Uma das partes que mais gosto é o fato da vila não contar com serviços básicos como: sinal de celular, bancos, posto policial, correios; muito menos, padaria, mercado e farmácia. Tem que se contentar com a venda e o Bar do Sô Nonô, lugar de tomar aquela cerveja gelada e comer o seu tradicional e delicioso bolinho de bacalhau.



* * *



céu, longa exposição, estrela, fotografia, foto, marcus friche, blog





borboleta, macro, macrofotografia, fotografia, foto, marcus friche, blog





cachoeira, cachu, sao bartolomeu, fotografia, foto, marcus friche, blog





rio das velhas, fotografia, foto, marcus friche, blog





folha, macrofotografia, fotografia, foto, marcus friche, blog





rio das velhas, rio, velhas, longa exposição, fotografia, foto, marcus friche, blog






































2 comentários: