quinta-feira, 9 de junho de 2011

Exposição " Hiroshima: Ground Zero 1945 "

O Centro Internacional de Fotografia de Nova York ( International Center of Photography) organizou uma exposição chamada "Hiroshima: Ground Zero 1945" com fotos inéditas até agora dos efeitos da bomba atômica jogada em Hiroshima no fim da II Guerra Mundial.
As imagens foram feitas pelos próprios militares americanos dois meses depois do ataque, preocupados em documentar efeitos que eles mesmos mal calculavam.
Todas as fotos faziam parte de um projeto até agora secreto do governo que queria reconhecer o real poder de destruição da nova bomba que tinham acabado de jogar no Japão. O presidente americano Harry Truman queria saber porque parte das estruturas de vários prédios resistiram a explosão. A idéia era reunir informações para preparar as construções americanas no caso de um ataque parecido lançado pelos inimigos.
A organizadora da exposição disse que foram fotografados 153 prédios, 52 pontes. Procuraram ver o que aconteceu com as estruturas de tijolos, concretos, metais e madeiras.
É pertubador ver como essas bombas podem ser destruidoras.
De resto, 66 anos depois, as fotos secretas só registram entulhos, ferros retorcidos e destruição. Uma espécie de túmulo para 140 mil pessoas que morreram em consequência do ataque.


* * *








































Nenhum comentário:

Postar um comentário