quarta-feira, 27 de julho de 2011

Mundéu

' Mundéu = casa ou coisa que ameaça desabar e constitui perigo. '
Casa do meu amigo Pé. 
Lugar de ótimas 'caçoadas', prosa boa, amigos, tira-gosto da melhor qualidade e música.... muita música.
Inacreditável que exista um lugar desse em pleno centro de Brumadinho.



* * *






























segunda-feira, 25 de julho de 2011

Adriano Gambarini lança livro sobre a Serra da Canastra

O fotógrafo Adriano Gambarini lançou nesse domingo (24), em parceria com o biólogo Rogério Cunha de Paula, a obra Serra da Canastra - Diversidade Infinita, um livro com 130 fotos inéditas da região da Serra da Canastra em Minas Gerais. Os textos são de Laís Duarte Mota e de Rogério. As imagens, segundo os autores, não registram simplesmente a fauna e a flora do parque nacional:



“As fotos vão do olhar aéreo dos campos rupestres, do caminhar tranquilo de um lobo guará ao sorriso puro e centenário do povo mineiro,
que nasceu e cresceu nas bênçãos das águas do Rio São Francisco.”





quarta-feira, 13 de julho de 2011

Um paraíso chamado Cabeça de Boi

Há um tempo atrás, tipo uns 6 anos, um amigo de escola havia me falado muito bem sobre um vilarejo chamado Cabeça de Boi e desde esse dia fiquei com vontade de ir mas nunca me empenhei de verdade. E esse final de semana rolou. De última hora. Esses programas são os melhores.
Na verdade, o povoado chama Santana do Rio Preto e pertence ao município de Itambé do Mato Dentro. Encontra-se ao sul da Cadeia do Espinhaço, maciço rochoso que corta os estados de Minas Gerais, Bahia e Pauí. Faz divisa com o Parque Nacional da Serra do Cipó. Cercado pelas serras do Lobo e das Posses.
Para chegar segue pela 381 rumo a Vitória entra para São Jesus do Amparo, passa Ipoema e dái pra frente é estrada de terra. Passa por Senhora do Carmo, Itambé e, finalmente, Cabeça de Boi. O trecho de terra dá mais de 30km e grande parte está em obras para ser asfaltado. Encontra-se a apenas 131km de Belo Horizonte mas não se iluda, a estrada de terra e essa ponte provisória sobre o Rio das Velhas não deixa a viagem render.
O povoado em si é muito pequeno, com apenas 80 moradores. Isso mesmo, 80! Mas um deles é especial, o Sô Agostinho. É um senhor super simpático, atencioso mas esquecido, sincero, de um jeito engraçado, coração e alma pura. Ele é dono de um pequenino e aconchegante bar. Me surpreendi quando ele apareceu com uma viola de 10 cordas e começou a tocar umas modas antigas. Detalhe... a viola é ligada no som do bar. Vale a pena ir até lá só para conhecê-lo.
Mas para quem quer a natureza, basta olhar o entorno ver as belas serras e sentir o potencial ecológico do lugar. O mais puro campo rupestre. Não é por menos que Burle Marx apelidou toda essa região como ' Jardim do Brasil '. É imensa a diversidade. Realmente um paraíso!
Atualmente existem três pousadas, todas elas muito boas! Mas tem opção de alugar casas, como era feito antes das pousadas existirem, ideal para uma turma maior.
Mas vamos ao que interessa... imagens!



* * *



O Povoado




Broto de samambaia




-




Vários pocinhos se formam ao longo do riacho




Comprida e magrela




 -




Pinturas rupestres datam 8 a 12 mil anos




Sô Agostinho, sua viola...




 ... e seu aconchegante bar




 No meio do caminho havia um riacho; havia um riacho no meio do caminho




 Macaúbas




 -




 Intancado




Intancado




 -




 Límpida




Cachoeira das maçãs



terça-feira, 12 de julho de 2011

Exposição ' Homem Pedra ' de Pedro David em BH

Pedro é um conceituado fotógrafo brasileiro contemporâneo. Nascido em Santos Dumont (MG) em 1977. Formado em jornalismo pela PUC e pós graduado em artes plásticas e contemporaneidade na Escola Guignard (UEMG). Trabalha como fotógrafo autônomo desde 1977.
Em 2008 publicou um dos livros de fotografia que mais gosto chamado ' Paisagem Submersa ', em coautoria com outros dois grandes fotógrafos brasileiros: Pedro Mota e João Castilho.
Foi o vencedor do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2011 pela série ' O Jardim '. Em dezembro de 2010 foi o vencedor do prêmio União Latina - Martin Chambi de Fotografia pela série ' Homem Pedra '.
Esta mesma exposição estréia em BH (14) na galeria da Cemig. Ela esteve, em fevereiro deste ano, no Festival Foto em Pauta Tiradentes, e uma versão reduzida (cópias pequenas) foi exposta na galeria La Latina em Paris.
Por essa breve descrição já deu para perceber que o cara é bom, né?
Quem quiser conhecer mais sobre o seu trabalho: pedrodavid.com
Uma ótima oportunidade para quem gosta de arte contemporânea e fotografia.





terça-feira, 5 de julho de 2011

Filarmônica em Inhotim: Pais & Filhos

Domingo teve apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerias no Inhotim.
Se não me engano foi a terceira vez que a orquestra se apresenta no parque e, como sempre, foi de tirar o fôlego. É a união perfeita.
Foi um dia de sol, música da melhor qualidade, muito verde, sossego, comida e bebida boa. Quer melhor? rs...
A apresentação faz parte do projeto chamado ' Inhotim em Cena '.
Mas o que mais me chamou atenção foi a quantidade de pais com os filhos nos ombros. Só assim para eles conseguirem assistir ao concerto. Afinal, haviam aproximadamente quatro mil visitantes. Tadinho dos pequenos!


* * *































sexta-feira, 1 de julho de 2011

Cachoeiras de Minas


Um banho de cachoeira
para expulsar os males,
extinguir a tristeza
e afastar o cansaço.

Um banho de cachoeira
para revitalizar o corpo,
recuperar as energias
e lavar a alma.

Monica Ap. O.


* * *